11/07/2012

2

O que é temperatura basal ???


    oiii meninas vim aqui postar sobre a temperatura basal,eu não entendo muito mais estou começando a entender e meu segundo ciclo que estou medindo...vamos la vou falar com minhas palavras,espero que de para entender,Gaby espero que goste e entende,não sou boa para explicar mais vamos la...




                                Temperatura basal 


   A temperatura basal é medida no primeiro dia do período,todo dia na mesma hora,sem se levantar da cama,se possível deixe o termômetro perto da cabeceira...e importante dormir de 4 a 6 horas para poder registrar a temperatura...anote em um gráfico para verificar a mudança...eu registro nesse  grafico mais existe vários parecido...
  Você mede todo dia a temperatura vai manter em uma temperatura estável,depois de ter  ocorrido a ovulação(cerca de 24 a 72 horas depois) a temperatura eleva  de 0,3 a 0,8 graus...em relação a temperatura registrada anteriormente...mantendo assim elevada ate a próxima menstruação...
  Caso a temperatura mantem alta(elevada) pode ter acontecido a gravidez...


Você deve saber que:


No entanto, quando a temperatura se eleva é tarde demais para ter relações sexuais nesse ciclo com o intuito de engravidar. Como vimos no artigo O óvulo só pode ser fecundado durante 24 horas, o óvulo sai do ovário quando atinge a maturação (ovulação). Mas, se este não for fecundado nas primeiras 24 horas  após a ovulação, entra rapidamente em deterioração. Ou seja, quando a temperatura corporal basal sobe - cerca de 24 a 72 horas após a saída do óvulo do ovário - o óvulo já não está em estado de poder fecundado  - já está em deterioração.









Então para que serve a temperatura basal?

Muitas mulheres julgam que só devem ter relações sexuais com o intuito de engravidar após a subida da temperatura basal. Na verdade, esse é o método contraceptivo, ou seja, aquele que permite EVITAR uma gravidez. Não tendo relações sexuais entre a menstruação e após uma subida de temperatura de cerca de três dias, garante-se que não serápossível engravidar nesse ciclo. 

Como pode servir para quem quer engravidar?

Muitas já ouviram falar no registo da temperatura basal. Pois bem: se registarem a temperatura basal sempre  antes de se levantarem, ao longo de vários ciclos, vão poder determinar a altura do ciclo em que a ovulação costuma ocorrer.
Assim, uns dias antes da data prevista, começam a ter relações sexuais, em dias alternados, para engravidar; mantenham os "treinos" até dois dias depois da data prevista para a ovulação.
Reveja:
Ter relações dia sim dia não durante o período fértil para engravidar


Ou seja a temperatura basal é um grande aliado na determinação da altura em que a ovulação ocorre. É uma boa ferramenta de análise do ciclo de uma mulher.


Para mulheres com ciclos regulares mas em que nem sempre ocorre ovulação
A temperatura basal também é uma aliada para verificar se houve ou não ovulação naquele ciclo. Mulheres com ciclos regulares mas em que nem sempre ocorre ovulação (anovulatório) podem, desta forma, verificar se a ovulação ocorreu ou não. Se a temperatura sobe por mais do que quatro dias seguidos, muito provavelmente, a ovulação ocorreu.

Para mulheres com ciclos irregulares
Mulheres com ciclos irregulares podem começar a "treinar" para engravidar logo após a menstruação mantendo os treinos até ao dia em que é registada a subida da temperatura. A forma mais correcta é:

  1. identificar o tamanho de ciclo mais curto dos últimos seis meses;
  2. subtrair 17 dias ao tamanho total; o resultado indica o dia em que se devem começar os "treinos";
  3. manter os "treinos" até ao dia em que regista a subida da temperatura.
Vamos a um exemplo para tornar as coisas mais claras: Se o ciclo mais curto dos últimos 6 meses foi de cerca de 24 dias:
24-17=7

Isto significa que a mulher deve começar a treinar no 7º dia de ciclo e manter os treinos até registar a subida da temperatura.


A temperatura basal é uma boa aliada para evitar ansiedade e a desilusão de um teste de gravidez negativo

Ao saber a altura em que ocorreu a ovulação, sabe-se assim, de forma muito aproximada, quando será a data prevista para a menstruação. Esta ocorrerá cerca de 14 dias após a ovulação. Desta forma, a mulher poderá saber, com bastante exatidão, o  dia previsto para o regresso da menstruação evitando, assim, que a mulher fique muito ansiosa, pensando que está atrasada, quando, na verdade, apenas tinha ovulado mais tarde do que o previsto...
Assim, evitar-se-à muita ansiedade e testes de gravidez negativos - especialmente no caso de mulheres com ciclos irregulares que, muitas vezes, não sabem o dia previsto para o regresso da sua menstruação. 

Problemas de fiabilidade deste método

A temperatura corporal de uma mulher está sujeita a muitas variações e poderá não ser fácil distinguir a subida da temperatura provocada pela ovulação de outras subidas de temperatura provocadas por: constipações (ou resfriados em Português do Brasil), viagens, bebidas alcoólicas, noites mal dormidas ou até perturbações emocionais... Por esta razão, é desaconselhado o uso deste método, como forma de contracepção em adolescentes.



Meninas espero que tenha entendido e tirado todas as duvidas...bjsss ferteis



2 comentários:

  1. Oiiii andei sumida por conta do trabalho q começei essa semana rs mas amei o post e entendi tudo, vc foi bem clara.. agora é começar a medir rs vo espera ou tomara deus q nao rs o próximo ciclo... vai q meu anjo vem antes rs fica com deus beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou...boa sorte beijosss ferteis..tomara que venha seu positivo estou na torcida...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário...fico agradecida e muito feliz...beijosss