17/07/2012

0

Mitos e verdades




Mitos e verdades da infertilidade[geral] com o doutor João Pedro Junqueira ( Ginecologista e especialista em reprodução assistida ).

Homens que passam muito tempo sentados podem ter uma diminuição temporária da fertilidade? 


Sim porém é temporário ou seja mudando o estilo de vida, diminuindo o tempo sentado conseguimos reverter essa questão.

Mulheres que tomam anticoncepcional durante muito tempo vão ter problemas para engravidar? 


Não! A pílula não causa infertilidade muito pelo contrário o uso da pílula para evitar uma gravidez indesejada é excelente, e o uso prolongado da pílula diminui a chance da mulher ter por exemplo: câncer de ovário no futuro, câncer genitais. O que acontece com a pílula é que ela esconde um problema pré existente , quando pára de usar a pílula aquele problema pré existente aparece e infelizmente até alguns médicos ainda dizem que as pílulas causam infertilidade. Mas é um MITO!

Um casal sadio tem 100% de chances de engravidar em um mês?



Não, o ser humano tem uma fertilidade muito baixa, até 35 anos (idade pra mulher) se tem de 15 a 20% de chances para engravidar por mês, ou seja quando tudo está conspirando a favor, quando tudo está perfeito a chance é de 15 a 20% ! Por isso precisamos ter todo mês períodos férteis para ao final de um ano inteiro conseguir no máximo 80% de gravidez, ou seja nossa fertilidade mensal e anual é bem baixa!

A idade interfere na fertilidade da mulher e do homem também? Até a natureza é machista porque cobra um preço caro da fertilidade da mulher e não do homem, por que?



o homem produz espermatozóides a cada 90 dias, já a mulher nasce com todos os óvulos que ela vai ultilizar ao longo da vida, e a medida que a vida passa ela vai gastando esses óvulos e a qualidade desses óvulos diminuem. Existem duas datas muito importantes que a mulher tem que ter em mente 37,38 anos que existe uma queda acentuada da infertilidade e depois dos 42,43 ela quase que anula, quase que acaba com a fertilidade.
As mulheres muitas vezes são apontadas como as principais responsáveis pela infertilidade do casal por problemas de reprodução, isso é mito ou verdade? MITO. 40% dos problemas são femininos e 40% dos problemas são masculinos e 20% são dos dois juntos.

Mulheres que tem abortos, algumas que provocam abortos podem ter mais dificuldades de engravidar depois?



Existe um grande problema que é a questão do aborto provocado, ele infelizmente vai levar, pode levar a uma série de consequências, principalmente as infecções uterinas e infecções das trompas e isso pode levar a infertilidade em grande número das vezes.

A posição da mulher depois da relação sexual pode aumentar as chances de uma gravidez? 



MITO. Não há necessidade de ficar de pernas pro ar, isto é mito! Não há relação com aumento de chances de engravidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...fico agradecida e muito feliz...beijosss