27/07/2012

0

A alimentação também pode ajudar a favorecer o processo ovulatório.






Irregularidades na ovulação são responsáveis por cerca de 25% dos casos de infertilidade entre as mulheres. Existem muitos medicamentos podem regular a ovulação e até a estimular, porém um estudo mostra que a alimentação também pode ajudar a favorecer o processo ovulatório.

Uma informação bastante pertinente é que a quantidade ...de carboidrato ingerido diariamente não afeta a fertilidade, mas a qualidade deles pode, sim, interferir. Assim, em vez de se consumir muito carboidrato de digestão rápida, como pão branco, batata e refrigerantes com açúcar, recomenda-se a ingestão das versões de digestão lenta, presentes em alimentos ricos em fibra, como grãos integrais, feijão, vegetais e frutas, que aumentam as chances de gravidez. A ingestão de gorduras poliinsaturadas e ferro na dieta também favorece a ovulação regular, ao contrário do consumo de gorduras trans, que dificultam a ovulação. Acredita-se que as gorduras insaturadas aumentem a fertilidade por diminuírem a resistência à ação da insulina nos tecidos, além de agirem como antiinflamatórios naturais, exatamente o oposto da ação das gorduras trans.

Ingerir mais proteínas de origem vegetal e menos proteínas de origem animal, também ajuda na ovulação.

O consumo de peixe ou ovos não influenciou o ritmo das ovulações, mas adicionar uma porção diária de feijão e lentilhas, tofu, derivados de soja, nozes, amendoins e castanhas ofereceu mais proteção contra distúrbios na ovulação.
O consumo de leite integral e derivados – iogurte integral, queijo cottage e sorvete – também se revelou favorável para a ovulação, enquanto que leite desnatado e produtos com menos gordura têm efeito contrário. De fato, leite integral e sorvete foram considerados os alimentos com o maior efeito benéfico entre todos, enquanto frozen yogurt, iogurte desnatado e sorvete foram os maiores contribuintes para a infertilidade anovulatória. Assim, mulheres com problemas ovulatórios que pretendem engravidar devem pensar no clássico, duas vezes por semana, como uma dieta saudável para favorecer a gravidez. A conclusão principal foi que adotar uma dieta planejada, consumir leite integral e derivados, tomar sorvete com regularidade, manter o peso adequado e exercitar-se por 30 minutos em dias alternados podem e muito favorecer o processo ovulatório, dando assim um empurrãozinho para as mulheres que sonham com a maternidade.

Toda treinante ouve, quase que diariamente, muitas receitas milagrosas que aumentam as chances de engravidar. E é claro, pensamos “Se bem não fizer, mal não fará.”, Mas o que dessas receitas realmente funciona, e o que é apenas crendice popular?

______________________________//________________________
MITOS!

Vejamos:
O ovo de codorna e o amendoim aumentam a fertilidade?
Mentirinha gente… Esses alimentos popularmente aumentam a libido, o desejo sexual, e até a potência, mas estes fatores não têm relação nenhuma com a fertilidade.

O homem também precisa de suplementação com ácido fólico?
Depende… Ácido fólico (comprimido) é indicado apenas para as mulheres que desejam ser mães. Homens devem consumir este tipo de vitamina (comprimidos) em casos de anemia, ou com prescrição médica, pois homens com baixo nível desse nutriente no organismo possuem menos espermatozóides.
Os futuros papais, desde que consumam ácido fólico de maneira natural, dentro de sua dieta rotineira estão dispensados da ingestão do ácido.

Vegetarianos precisam rever as regras alimentares na época de engravidar?
Verdade. O ideal é procurar um médico ou nutricionista para avaliar bem a situação. Pode haver a necessidade de compensar a carência de alguns nutrientes. Mulheres vegetarianas, por exemplo, costumam apresentar deficiência de zinco. Esse mineral é importante para a função reprodutiva e pode ser encontrado em ostras, carne vermelha, fígado de galinha e feijão.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ substituições

Substituição dos alimentos processados por naturais?
Sim, alimentos processados não só podem interferir na fertilidade como em todo o organismo de uma maneira negativa.

Leite integral ao invés de desnatado?
Isso mesmo, as gorduras presentes no leite integral favorecem o processo ovulatório, além de ser muito mais gostoso.

Menos carne vermelha e mais peixe.
Sim, desde que você não tenha nenhuma restrição médica por anemia. Fique alerta durante a gravidez, nem todos os tipos de peixes são recomendados.

Cortar a gordura trans?
Claro, aliás não só antes e durante a gravidez, essa deveria ser uma regra a seguir por toda a vida. Ingerir 2% de calorias desse tipo de gordura eleva mais de 100% os riscos de infertilidade.

Consumir gorduras ricas em ômega 3 e 6?
Mais uma vez… SIM. Essas gorduras tornam a membrana que envolve o óvulo mais fluida. Isso facilita a penetração do espermatozóide e a saída do embrião, que vai se implantar no útero.

Adote carboidratos complexos.
Verdade. Mulheres que ingerem poucos grãos integrais como arroz branco, batatas e doces (carboidratos simples) tem 55% mais probabilidade de apresentar a síndrome do ovário policístico, que leva à ovulação irregular.

Consuma ferro.
A carência do mineral pode dificultar a ovulação. Reforce a dose investindo em alimentos como vegetais de folhas verdes (quanto mais escuras melhor), feijão, beterraba, carne vermelha, açaí, etc.

Tome muito líquido.
A hidratação é essencial para todas as reações químicas do corpo, inclusive a fecundação. Tome cerca de 3 litros de água por dia. Mas modere o consumo de café e chá, ricos em cafeína – em media duas xícaras por dia. Álcool, só ocasionalmente. Já os refrigerantes devem ser cortados, pois contêm muito açúcar, o que aumenta a acidez vaginal;

Diminuir o consumo de carne vermelha?
Substitua a proteína animal pela vegetal, isso melhora a ovulação. Estudo americano mostrou que a infertilidade ovulatória era 39% maior em mulheres que consumiam mais proteína animal. Isso não significa abolir a carne do prato, mas reduzir a ingestão para duas vezes por semana e escolher outras fontes de proteína, como peixe, soja e feijão;

Nozes e castanhas?
Adicione às saladas duas nozes ou três castanhas, ricas em óleos do bem que além de combaterem o colesterol, possuem ação anti-oxidante e Vitamina E, fundamental para o bm desenvolvimento hormonal feminino.







Minha amigas e amadas espero que tenham gostado dessas dicas  que achei no site muito bom...bjsss ferteis



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário...fico agradecida e muito feliz...beijosss